quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Visão Pessimista sobre o Ego

Já perceberam que tudo o que fazemos é exclusivamente voltado para satisfazer nosso próprio ego?

Em geral, fazemos as coisas porque gostamos, porque achamos certo ou porque nos trará algum bem.
Mas mesmo nos casos em que somos obrigados a fazer alguma coisa, nos submetemos a fazê-lo apenas porque mentalizamos que há um ganho se fizermos, alguma penalidade se não fizermos ou que é alguma retribuição por ganhos passados. Se vemos que não há nada disso, então por que fazer?

Como já vi alguns dizerem, quando discutimos sobre algum assunto, não estamos interessados sobre a opinião do outro realmente ou em aprender com ele, mas queremos provar que estamos certos para sair por cima, com o ego massageado.
E mesmo que estivéssemos, apenas estariamos por imaginar que esses conhecimentos e/ou informações adquiridas serão úteis, importantes para nós, ou simplesmente porque nos interessa.

Quando fazemos amigos, não queremos amigos que falam o que pensam ao extremo. Ninguém gosta de quem fala a verdade o tempo todo porque isso muitas vezes fere nosso ego, seja por alguma opinião desagradável ou por apontar falhas, erros e defeitos que nos fazem sentir mal. (Mas quem está realmente errado? A pessoa por falar o que pensa ou nós por dar importância pra determinadas coisas?)

Pegando outro exemplo radical, vejamos o caso da solidariedade.
Quem nunca ouviu uma pessoa após ajudar outrem dizer: "A minha maior satisfação é ver a felicidade dessas crianças/dessas pessoas."
Ou então são a favor da preservação da natureza pois estão preocupadas com o futuro do planeta onde seus filhos vão viver.
Empresas, no caso, ganham incentivos fiscais para serem solidárias.
Em outras palavras, pessoas são solidárias simplesmente porque lhes traz satisfação, alívio próprio de consciência ou pra ficar bem na fita.

Poderia-se dizer então que por trás de toda ação e pensamento, há um sentimento egoísta.

Mas voltemos ao título do post, "Visão Pessimista sobre o Ego".
Muita gente vai discordar do que eu escrevi aqui, porém, como disse, isso é apenas uma visão, uma forma particular de ver a realidade que pode estar certa ou não.
Pra quem tem sensibilidade, a vida pode ser muito mais que isso e, pra quem é sábio ou ignorante o suficiente, isso tudo não tem a mínima importância.

5 comentários:

Anônimo disse...

"Ninguém gosta de quem fala a verdade o tempo todo"

viiiiiiiiiiu
e de qm mente o tempo td?
;X

Bruna disse...

Só vim aqui para compartilhar da minha risada contigo..


eu faço um post profundo falando da infância e tu me mata de rir com teu comentário..


"escravos de jó jogavam caxangá, agora não jogam mais"...

cada vez que eu lembro, é um sorriso!!

:D


maala!

Anônimo disse...

Meus amigos são tudo uns cagão.

Anônimo disse...

Eu poderia ficar horas discutindo com vc, argumentando contra varias coisas...

Sae disse...

uma coisa aprendi: só somos livres de verdade qdo matamos o ego. pq nada mais nos segura, argumenta ou etc. ficamos q nem vento, q qdo encontra um obstáculo, apenas contorna e continua em frente, em seu fluxo original, sem alteração de humor ou física. pq somos tudo, assim como o vento é todo ar e ar está em tudo.

:)


ok, chega q fiquei chata.. =P