Todo mundo fala como dormir bem. "Se alimente bem, durma cedo, durma sempre no mesmo horário, desligue TV e som, tome leite ou suco de maracujá antes de dormir," blá blá blá, essas coisas que todo mundo sabe. Mas ninguém fala como dormir mal (em geral, seria um contra-senso).
Então você me pergunta, caro amigo(a), "pq diabos eu ía querer dormir mal"?
Ora, quem dorme mal, dorme menos. Quem dorme menos, passa mais tempo acordado e tem mais tempo pra fazer outras coisas (como postar num blog, p. exemplo, aehuaheuahe). Acho que esse é o meu caso na maior parte do ano. Não é segredo que semana retrasada fiquei quase 40h acordado e só não fiquei pq dormi 1 hora e meia durante essas 40. Isso numa semana em que em nenhuma noite dormi mais de 8h. Enfim, aí vão as dicas, que também não deixam de ser óbvias, como não poderia deixar de ser pois são o contrário do que todo mundo indica...
1. Acostume-se a ficar acordado de madrugada. Essa é uma das horas mais fáceis de dormir. Se você acostumar seu relógio biológico de forma que te mantenha acordado até o sol raiar, já é um grande passo rumo a dias inteiros de insônia.
2. Durma de dia ou pelo menos ao final da tarde se não tiver tempo durante o dia. Isso porque é uma das piores horas para se dormir. Dê preferência a cômodos claros e quentes. É certeza de desconforto! Você terá dificuldade de dormir e acordará com mais facilidade quando for necessário. Essa dica é um complemento da dica anterior. Seres humanos são animais diurnos, têm mais facilidade de dormir de noite e ficar acordados de dia. Se você faz o contrário, certamente encontrará obstáculos (para dormir, lógico).
3. Durma com TV, som e luz ligados. Quanto mais alto o volume e a claridade pior a qualidade do sono, é claro.
4. Durma em lugares e posições desconfortáveis. Deitado no chão gelado, sentado ou deitado no sofá ou em outro local não adequado ao sono são exemplos disso. Uma hora ou outra você acordará incomodado.
5. Pratique o terrorismo mental. Nas horas em que é necessário dormir mal, você é o seu maior amigo e também o seu maior inimigo. Mantenha os níveis de estresse, ansiedade e adrenalina altos. Crie expectativas, pense nos problemas, se preocupe bastante, faça exercícios físicos, jogue jogos de luta ou de corrida, veja filmes de terror ou de ação antes de dormir. Vale tudo. Se for eficiente, em algumas circunstâncias você vai conseguir até acordar assustado do nada como eu faço de vez em quando.
6. Tenha força de vontade. Repetindo, "nas horas em que é necessário dormir mal, você é o seu maior amigo e também o seu maior inimigo." Logo, seu corpo vai te buzinar, vai pedir, vai exigir, sua mente vai parar de funcionar, sua vontade vai querer falhar. Sua única arma contra isso tudo é a sua força de vontade. Se você não desejar do fundo do seu coração acordar depois de 2 míseras horas de sono mal dormidas ou ficar acordado depois das primeiras 24h viradas, chegará a hora em que nada mais te impedirá de dormir. Pode estar acontecendo o pandemônio ao seu redor, as bolsas quebrando, guerra nuclear, você perdendo todo o dinheiro que tem, mas tudo o que você vai querer é dormir, vai simplesmente tacar o clássico 'foda-se.' Mantenha claro em sua mente o que é mais importante pra você: dormir ou fazer algo importante? Nunca se esqueça que oportunidades passam e talvez nunca voltem. Esse é o verdadeiro segredo.
7. Depois que você se acostuma fica mais fácil. O que eu quis dizer com isso verdadeiramente? Não que realmente fique fácil, mas fica menos difícil. Acostume-se.
Enfim, uma má noite para todos vocês, durmam mal e sonhem com o "coisa ruim."
domingo, 23 de novembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)