segunda-feira, 23 de outubro de 2017

BoJack Horseman, aparentes contradições e o desejo de ser amado

Ontem terminei de ver a primeira temporada de BoJack Horseman.

O enredo em si não aparenta ser nada espetacular, pelo contrário, parece até ser meio ridículo. É sobre um cavalo antropomórfico que foi sucesso em uma série de TV dos anos 90, do tipo "Três é demais". Ele fica rico e depois cai no ostracismo, passando a vida bebendo, fazendo coisas de moral duvidosa e jogando dinheiro fora. Porém, muitas vezes, o que importa não é o "quê", e sim o "como".

Para mim, o ponto alto do desenho é a construção dos personagens. Todos eles parecem usar máscaras para disfarçar fraquezas e aquilo que não gostam em si mesmos. Por isso, acabam adotando ou perseguindo posturas que são o contrário do que são. Aparentemente, isso gera uma série de contradições em suas personalidades, contudo, há um sentido na forma em que agem. O fato de alguns serem retratados como animais apenas reforça certas características.

Princess Carolyn aparenta ser uma mulher forte e independente, mas, no fundo, é carente. Diane quer ser bem sucedida para que sua família tenha orgulho dela. Todd quer fazer coisas grandiosas porque não quer ser um idiota inútil. Mr. Peanutbutter está sempre feliz e animado para esconder o vazio que é sua vida. E BoJack.... BoJack é narcisista e egoísta e, por isso, as pessoas não gostam dele. Tudo isso para se reafirmar diante de sua baixa autoestima, medo da solidão e da vontade de ser aceito pelos outros.

Um tema que eu vejo em comum a todos os personagens é o desejo de ser amado, de uma maneira ou de outra. De certa forma, acho que isso é uma reprodução da realidade. Todo mundo quer ser aceito como é, com seus defeitos e tudo mais. No entanto, todo mundo tenta escondê-los e ninguém quer se mostrar vulnerável. No fim, a vida acaba sendo cheia de desencontros. Pessoas magoam umas às outras e se isolam. E, às vezes, aparentamos muito mais estar fugindo de alguma coisa do que perseguindo algo de fato.

"Do que tens medo? Do que foges?"

Nenhum comentário: