segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A entropia dos relacionamentos

"Bem, vês o resultado de todos estes abusos acumulados? Compreendes que tornam a alma dos cidadãos tão sensível que, à mínima aparência de opressão, estes se indignam e revoltam? E acabam, como sabes, por não se importar com as leis escritas ou não escritas, para que não venham a ter nenhum senhor."

- Platão, em A República.

Uma flecha atirada não volta mais.

Se eu pudesse, eu tentaria estudar fatos sociais e relacionamentos, usando o conceito físico de entropia. O princípio da entropia diz que o grau de "bagunça" em um sistema tende sempre a aumentar.

Depois de certos acontecimentos, as coisas nunca mais voltam a ser as mesmas. Depois de certos traumas, certas moléstias, as pessoas ficam acuadas. É muito difícil retomar um diálogo após um certo ponto. A alma das pessoas fica tão sensível, que qualquer coisinha que se faz ou diz é usado como arma e como gancho para relembrar coisas desagradáveis. Mesmo sem a intenção de machucar, machuca-se. E é muito difícil perdoar.

Perdoar é algo que poucas pessoas sabem fazer verdadeiramente. E é uma coisa que melhoraria a vida de todos. Como diz o ditado, a inveja é o veneno que você toma esperando que o outro morra. Mas, na minha opinião, a mágoa também o é.

Às vezes, eu só queria poder esquecer e voltar atrás no tempo. Todo mundo sente isso em algumas ocasiões. É falta de maturidade se agarrar a esse tipo de sentimento. Porém, não consigo evitar.

Nenhum comentário: